Instituto IDEAH

LiveZilla Live Help

.png
16 de junho de 2016 Cinquenta questões relevantes sobre elaboração de planilhas orçamentárias - Conforme entendimento do TCU
Os envolvidos, direta ou indiretamente, nas etapas de planejamento, orçamentação...
Os envolvidos, direta ou indiretamente, nas etapas de planejamento, orçamentação, licitação e fiscalização de obras públicas e serviços de engenharia precisam estar capacitados para assumir um papel de destaque na condução de empreendimentos que apresentam, em regra, diversas dificuldades e entendimentos conflitantes. Portanto, o treinamento proposto é um curso avançado de orçamentação de obras e visa apresentar os pontos mais controvertidos do tema, utilizando-se de uma abordagem essencialmente prática, baseada em perguntas e repostas, bem como na exposição de estudos de casos reais, colecionados ao longo da experiência profissional do instrutor. O curso contempla tanto os aspectos técnicos da elaboração de planilhas orçamentárias quanto os entendimentos doutrinários e da jurisprudência do TCU e do Poder Judiciário relacionados ao assunto. Serão também explicitados alguns dos erros mais comuns observados na orçamentação de obras, com a apresentação de orientações de como evitá-los e de que forma o processo de formação de preços pode ser racionalizado. O conteúdo do curso também abrange as polêmicas relacionadas com os procedimentos atinentes ao exame de propostas ofertadas por licitantes e com a confecção de planilhas orçamentárias de termos de aditamento contratual. Assim, com o auxílio de um dos melhores especialistas do país na área, serão apresentadas e debatidas as diversas polêmicas acerca da elaboração e análise de planilhas orçamentárias, organizadas em cinquenta questões. II.

Veja mais

Imagem
galeria
02 de junho de 2016 ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS
O Instituto Ideha, promoverá esse importante treinamento que tratará do assunto ...
O Instituto Ideha, promoverá esse importante treinamento que tratará do assunto analisando tanto aspectos técnicos quanto jurídicos sobre pleitos e aditivos contratuais em obras públicas. Serão abordadas diversas questões polêmicas sobre o tema, bem com muitas outras dúvidas rotineiras na administração pública em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, com fundamento na mais recente jurisprudência do TCU.

Veja mais

Imagem
galeria

1